RSS

Dick Farney Trio – Concerto de Jazz Ao Vivo (1973)

06 dez

Encerrando esta primeira série de postagens relativas ao imensurável Dick Farney, temos um concerto realizado pelo trio com Sabá e Toninho no Auditório de O Globo, organizado pelo radialista e profundo conhecedor de jazz Paulo Santos. Era o primeiro concerto deste trio em um grande palco – haviam se apresentado, até então, somente em pequenos espaços como boites. O concerto se inicia com Paulo Santos anunciando o trio e Dick ataca de pronto um magnífico chorus de “Perdido”, de Juan Tizol. A fluência de Dick é de fazer cair o queixo já nos primeiros segundos da apresentação, em uma performance digna de um Oscar Peterson e Erroll Garner. “Thank You”, é uma composição de Dave Brubeck dedicada a Federic Chopin, um tema impregnado de emoção e drama. Dick executa uma leitura perfeita, secundado na exposição do tema por Sabá ao contrabaixo tocado com o arco. Esta é uma das composições que Dick mais gostava de tocar, uma dupla homenagem a seu pianista de jazz e compositor erudito preferidos. Uma apresentação de “When Lights Are Low”, imortalizada por Miles Davis, revela o quão lúcido e refinado era o pianista Dick Farney. O programa que se iniciou com um tema do repertório de Duke Ellington não poderia desmerecer à Count Basie, “Cute”, de Neal Hefti, é apresentada com um soberbo swing que arranca manifestações do público extasiado. O baterista Toninho faz um brilhante trabalho com as escovas e Sabá impõe um groove avassalador. A belíssima “The Shadow Of Your Smile”, de Johnny Mandel, traz brasilidade ao repertório ao ter seu tema executado em levada de bossa, o bom gosto de Dick se mostra na escolha dos acordes da harmonia que sustentam toda a improvisação, digna de um mestre do bebop. “These Foolish Things” dá chance para a platéia respirar, Dick a executa em um andamento que valoriza sua bela melodia. Ecos do estilo de George Shearing se fazem perceber. A bela valsa “Someday My Prince Will Come” encerra o programa deste especial concerto de jazz.
Dick Farney (piano); Toninho (bateria); Sabá (contrabaixo)
1 – Perdido (Tizo / Lengsfelder / Drake)
2 – Thank You (Dziekuje) (Dave Brubeck)
3 – When Lights Are Low (Carter / Williams)
4 – Cute (N. Hefti)
5 – The Shadow Of Your Smile (J. Mandel / Paul Francis Webster)
6 – These Foolish Things (Remind Me Of You) (Strachey / Link / Marvell)
7 – Someday My Prince Will Come (Churchill / Morey)
 
5 Comentários

Publicado por em 6 de dezembro de 2009 em Dick Farney, Sabá, Toninho

 

5 Respostas para “Dick Farney Trio – Concerto de Jazz Ao Vivo (1973)

  1. Anonymous

    6 de dezembro de 2009 at 11:30 PM

     
  2. APÓSTOLO

    17 de dezembro de 2009 at 9:33 AM

    Esse concerto tive o prazer de assistir, desfrutando da mais absoluta perfeição de DICK em trio na execução de "When Lights Are Low".Coisa de um MESTRE em estado de graça.

     
  3. HotBeatJazz

    17 de dezembro de 2009 at 12:33 PM

    Mestre Apóstolo,testemunha da história do jazz brasileiro.Esteja a vontade nesta casa que é tua.Muito obrigado

     
  4. APÓSTOLO

    18 de dezembro de 2009 at 11:34 AM

    Prezado MAURO:O selo Odeon relançou no mercado há pouco tempo, em CD, outra apresentação de DICK em trio no auditório do "O Globo" – "Dick Farney e Seu Jazz Moderno no Auditório do O Globo".Nessa ocasião também participaram Paulo Moura, Lincoln / baixo, Paulinho / bateria e outros.Na capa foto do auditório inteiramente lotado."Blue Moon", "Tangerine", "Copacabana" e "Valsa de Uma cidade" são alguns dos 10 temas gravados.DICK sempre foi um músico de exceção, com alto grau de bom gosto.

     
  5. HotBeatJazz

    18 de dezembro de 2009 at 1:17 PM

    Mestre Apóstolo,Dick no O Globo será postado em breve, além do mais que na faixa Blue Moon meu saudoso amigo Bill Horne toca seu melofone. Bill foi meu coleguinha diário em sorver tulipas estúpidamente geladas, servidas pelo Seu Antonio, do Bar Bofetada em Ipanema.Que saudade!!!Dick é artista único, assim como tua presença e cultura musical, caro Apóstolo!Abraços

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: