RSS

Joe Diorio – To Jobim With Love (1995)

09 dez

O guitarrista e educador Joe Diorio é uma espécie de guru para vários músicos. Há muitos anos ele se dedica a lecionar e produzir materiais didáticos relacionados ao ensino de seu instrumento. Diorio se diz um apaixonado pela música de Tom Jobim e pela melodia, desde o início dos anos 60 quando ouviu pela primeira vez uma composição de Tom, “Corcovado”, “…a melodia era tão intensa que eu mal podia sentir o chão. A música de Jobim realmente me ensinou o quão importante é a melodia. Desde então tenho seguido este caminho, sempre buscando melodias em minha música”, afirma Diorio. Muitos jazzistas tem gravado as composições de Jobim e de outros compositores da bossa-nova, porém poucos com o sentido de entendimento real desses temas. Na maioria das vezes enxertam frases rápidas, recheadas de notas, que não se coadunam com o verdadeiro feeling da bossa-nova, onde menos é sempre mais. Diorio, ao contrário, exibe um vasto entendimento desta filosofia contida na música de Tom, sempre procurando na melodia e nas sutilezas harmônicas, o caminho adequado para sua performance. Este álbum, com certeza, faria Tom sorrir, satisfeito, feliz, pelo entendimento completo que Diorio mostra ter sobre seu trabalho. O tema que abre o disco é um belo réquiem de Diorio dedicado à Tom, o restante, as mais belas flores colhidas na vasta floresta de beleza musical com que Tom Jobim presenteou a todos os cidadãos do mundo.
Joe Diorio (g)
Recorded in Milano, 2-6 september, 1995
1- To Jobim with love
2- Children’s game (Chovendo na Roseira)
3- Corcovado
4- O amor em paz
5- Desafinado
6- Se Todos Fossem Iguais a Você
7- Zingaro
8- Samba de uma nota só
9- Meditação
10- Triste
11- The Red Blouse
12- O Grande Amor
13- Wave (Vou Te Contar)
14- Dindi
15- Inútil Paisagem
16- Garota de Ipanema
17- Chega De Saudade
 
3 Comentários

Publicado por em 9 de dezembro de 2009 em Joe Diorio

 

3 Respostas para “Joe Diorio – To Jobim With Love (1995)

  1. Anonymous

    9 de dezembro de 2009 at 4:36 PM

     
  2. Érico Cordeiro

    10 de dezembro de 2009 at 9:23 AM

    Caro Mauro,Não conheço o trabalho do Diorio (pelo menos como líder, não tenho nada dele), mas pelo que você falou (e também o Salsa, há alguns dias) estou perdendo um grande músico.Vou tentar recuperar o atraso, indo atrás de seus discos pela rede.Este To Jobim With Love parece fantástico (e o cara é corajoso, encarar, numa guitarra solo, a obra do maestro, não é para qualquer um).Valeu!

     
  3. HotBeatJazz

    10 de dezembro de 2009 at 3:01 PM

    Mr. Éricoo Diorio é adorado por vários guitarristas de peso, e não é a toa não, é um guitarrista super-sensível. vais gostar mto tenho certezaAbraços

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: