RSS

Hank Mobley Quintet – The Jazz Message of Hank Mobley Vol. 2 (1956) (Re-up)

26 fev
Quando Hank Mobley gravou estas sessões para a Savoy, em 1956, ele ainda fazia parte dos Jazz Messengers, e somente 3 dias após a primeira data destas duas sessões ele participaria de sua derradeira colaboração com o combo que passaria a ser liderado pelo baterista Art Blakey. Viria então uma verdadeira avalanche de gravações para Savoy, e posteriormente a Blue Note, com as quais Mobley se notabilizaria como um dos mais produtivos músicos do período. Sua imensa capacidade de compor temas encheria dezenas de lp’s nos próximos dez anos, até que sua abalada saúde o fizesse diminuir o ritmo de gravações.
Este clássico do hardbop traz Mobley ao lado de músicos vitais para o estilo, em duas formações distintas de quinteto. A segunda data, de novembro de 56, contava com Lee Morgan – então um prodígio de apenas 18 anos, o pianista Hank Jones e o baterista Art Taylor. O contrabaixista Doug Watkins é o único músico presente nas duas datas que formam o álbum. Mesmo que Lee Morgan estivesse nesta época ainda se desenvolvendo como instrumentista, sua postura, excecução e recursos de imaginação, eram já ferramentas dignas de um mestre. O trompetista Donald Byrd, o pianista Barry Harris, e o veterano baterista Kenny Clarke, seriam os parceiros para a gravação realizada em julho. A influência em Mobley dos saxofonistas da era do swing, desde Lester Young até Illinois Jacquet, pode ser claramente percebida nestas faixas. O respeito e entendimento de Mobley para com a era pre-bebop capacitaram-no perfeitamente para o desenvolvimento do estilo de jazz predominante que sucedeu o bebop.
Ao lado de 3 composições originais de Mobley, o repertório traz ainda 1 blues de autoria de Thad Jones e um típico tema hardbop do contrabaixista Doug Watkins. Ao todo, são 32 minutos de jazz proporcionados por músicos de primeira linha no estilo.
Donald Byrd (tp) Hank Mobley (ts) Barry Harris (p) Doug Watkins (b) Kenny Clarke (d) Rudy Van Gelder Studio, Hackensack, NJ, July 23, 1956

 

*Lee Morgan (tp) Hank Mobley (ts) Hank Jones (p) Doug Watkins (b) Art Taylor (d) Rudy Van Gelder Studio, Hackensack, NJ, November 7, 1956
1. Thad’s Blues (T. Jones)*
2. Doug’s Minor B’ Ok” (D. Watkins)*
3. B. For B.B. (H. Mobley)
4. Blues Number Two (H. Mobley)
5. Space Flight (H. Mobley)

 

 

7 Respostas para “Hank Mobley Quintet – The Jazz Message of Hank Mobley Vol. 2 (1956) (Re-up)

  1. Anonymous

    26 de fevereiro de 2010 at 9:12 PM

     
  2. Axel.T.

    27 de fevereiro de 2010 at 3:44 AM

    Great, Thank you. I don't remember this one. I hope it is as good as ALL his other jazz.Regards,Axel

     
  3. HotBeatJazz

    27 de fevereiro de 2010 at 1:26 PM

    Axel,thank you for beeing a reader. Surely this one is as good as the others.Regards to you too

     
  4. Érico Cordeiro

    1 de março de 2010 at 1:09 AM

    Gosto muito do Mobley, Mr. Mauro.Adoro os seus discos do final dos anos 50 atá meados dos anos 60, para a Blue Note. E o Doug Watkins, outro grande músico de Detroit, em breve pinta no Jazz + Bossa.Grande escolha (não conheço esse álbum, mas tendo Donald Byrd, Barry Harris, Doug Watkins e Kenny Clarke não pode resultar nada menos que extraordinário!Abração!

     
  5. HotBeatJazz

    1 de março de 2010 at 4:57 PM

    Mr. Érico,prazer em tê-lo por aqui mais uma vez!Tenho certeza q vai gostar muito deste Mobley. Não esquecendo que tb toca neste disco um certo garotinho de 18 anos chamado Lee Morgan ao lado de um certo pianista de alcunha Hank Jones e um batera iniciante, um tal de Art Taylor. rss É uma turma da pesada, realmente!Abração p vc meu amigo!

     
  6. APÓSTOLO

    2 de março de 2010 at 12:27 AM

    Prezado MAURO:Excelente escolha e bela resenha.Som de primeira, com músicos de "mesinha de cabeceira".Espaço cada dia melhor….

     
  7. HotBeatJazz

    2 de março de 2010 at 2:33 PM

    Apóstolo,mais uma vez, muito obrigado por tua atenção e carinho para com o HBJ.Um enorme abraço pra vc

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: