RSS

HotBeatJazz 10′ Series – Art Farmer PRLP 177

21 mar

Estamos inaugurando com esta postagem uma série organizada e produzida pelo próprio HotBeatJazz, com o intuito de recriar um pouco da história e do romantismo vividos pelo jazz em décadas passadas. Estaremos lançando recriações dos antigos LP’s de 10 polegadas, formatados inteiramente como foram editados na ocasião, com suas capas originais e obedecendo rigorosamente a mesma ordem de músicas. Esperamos com esta iniciativa dar uma contribuição à memória fonográfica de tempos mais românticos, quando havia de levantar-se do sofá para virar o lado do disco, ou então, empilha-los em toca-discos automáticos, produzindo deliciosos arranhões que se transformavam em chiadeiras indissociáveis do prazer da escuta.

 

Voltemos ao passado, com nosso primeiro LP 10 polegadas da série!

 

 

O trompetista Art Farmer gravou em 1954, pela Prestige, como líder de um quinteto muito especial que contava com a presença do grande saxofonista Sonny Rollins, do pianista Horace Silver, do contrabaixista Percy Heath, e de Kenny Clarke na bateria.

 

Foi um LP curto em termos de tempo de música gravada, mesmo para os padrões da época que possibilitavam até 12 minutos por face, com apenas 4 temas totalizando 9 minutos em cada lado.

 

Wisteria, uma bela balada que não conta com a participação de Sonny Rollins, sendo veículo para as qualidades do trompete extremamente lírico de Art Farmer.

 

Soft Shoe tem o tema exposto em perfeito uníssono entre Farmer e Rollins. Farmer abre seu solo com uma citação de The lady is a Tramp, o piano de Silver é impregnado de sentido bop e seus blocos de acordes de sustentação dos solistas são impecávelmente construídos. Rollins tem um solo arrebatador em economia e síntese antes de voltarem ao tema para o encerramento.

 

Confab In Tempo é um tema típicamente bebop, de andamento acelerado, onde Rollins é o primeiro a solar com extremo domínio da sintaxe do estilo. Farmer faz seu solo inteiramente em stacatto com um perfeito controle da emissão. Silver mostra conhecer bem o trumpet-piano style em breve participação antes do solo do mestre Kenny Clarke, o homem que construiu a ponte entre o swing e a bateria moderna bop.

 

I’ll Take Romance encerra este curto LP 10 polegadas com Farmer mostrando seu estilo pessoal, que o fazia diferente dos trompetistas da época, sempre muito calcados em Gillespie ou Fats Navarro. Rollins em seus primeiros anos já se mostrava um músico de estatura, embora ainda fosse desenvolver um estilo mais pessoal no decorrer dos anos. Tinha ele nesta época um timbre bem mais domesticado do que o que passou a desenvolver a partir da década de 60.

 

Este quinteto organizado por Bob Weinstock para dar suporte ao delicioso trompete de Art Farmer ficou marcado como um dos grandes combos organizados em 1954, um ano de concorrência acirrada, visto o surgimento do explendoroso quinteto de Art Blakey com Clifford Brown em fevereiro e o mesmo Clifford iniciando seu quinteto com Max Roach em abril.

 

Art Farmer (tp) Sonny Rollins (ts -2/4) Horace Silver (p) Percy Heath (b) Kenny Clarke (d) Rudy Van Gelder Studio, Hackensack, NJ, January 20, 1954

 

1- Wisteria (take 552)
2- Soft Shoe (take 553)
3- Confab In Tempo (take 554)
4- I’ll Take Romance (take 555)

 

 

9 Respostas para “HotBeatJazz 10′ Series – Art Farmer PRLP 177

  1. Anonymous

    21 de março de 2010 at 6:03 PM

     
  2. figbatera

    21 de março de 2010 at 9:00 PM

    Maravilhoso! Parabéns pela iniciativa; vamos em frente…

     
  3. YESALEL

    21 de março de 2010 at 9:25 PM

    Mauro, per la sua conoscenzaimpegno e di buon gustonuovamente te ringraziodi questo bellissimo regaloche si sta offrendo a suoi lettori.troppo bello!Anche la figura :)GrazieBaci

     
  4. HotBeatJazz

    21 de março de 2010 at 9:54 PM

    Caros Fig e Yesalel,obrigado pelas palavras e apoio à iniciativa. Até onde sei o HBJ está se colocando, rigorosa e orgulhosamente, na contra-mão do mercado. Tem sido cada vez mais comum o lançamento de cd's com mais de 1 hora de duração, onde se embalam de uma única tacada vários antigos 10 polegadas. Decidi fazer o extremo oposto, desmembrar essas coletâneas ao seu formato original. Só não chegarei aos 78 rotações. Abraços

     
  5. APÓSTOLO

    22 de março de 2010 at 1:30 PM

    MAURO:Mais que uma iniciativa "na contra-mão" do tal de "mercado" (o que é isso, afinal de contas???!!!), você está proporcionando para todos nós momentos de indescritível prazer.Grato pela postagem, pelo 10" escolhido e pela idéia, com certeza gestada sob auspícios celestiais.

     
  6. Érico Cordeiro

    22 de março de 2010 at 3:31 PM

    Faço minhas as palavras dos amigos Fig e Apóstolo.Parabéns, Mauro!Muito bacana a postagem e as músicas da radiola são espetaculares!Abração!

     
  7. HotBeatJazz

    22 de março de 2010 at 7:40 PM

    caros Apóstolo e Érico,Uma contramãozinha não faz mal a ninguém, já preparei uma penca de disquinhos 10 polegadas, vai ser um verdadeiro festival "oldfashion"!Obrigado pelas constantes visitas e pelo apoio à idéiaAbrações

     
  8. APÓSTOLO

    22 de março de 2010 at 9:24 PM

    Prezado MAURO de tantas glórias e tradições (como diriam os antigos):Agradeço, comovido, sua mensagem no blog do amigo ÉRICO e relativa à minha noivinha MATILDE (em setembro faremos nossos primeiros 47 anos de curtição), mas deixo bem claro que eu sou o inteligente por tê-la como companheira.

     
  9. HotBeatJazz

    24 de março de 2010 at 2:30 PM

    Mestre Apóstolo,ao contrário da natureza da matéria, onde as cargas opostas se atraem, na natureza humana, as cargas de inteligência idênticas é q se atraem, este o caso entre vc e sua Matilde, inteligências em eterna lua de mel.Abraços

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: