RSS

HotBeatJazz 10′ Series – Serge Chaloff – Plays The Fable of Mable 10’LP 316 (1954)

11 jun

Em 1954, Serge Chaloff havia retornado a Boston, sua cidade natal, e desenvolvia trabalhos com alguns dos excelentes músicos locais como: Herb Pomeroy, Charlie Mariano e Dick Twardzik. Havendo já brilhado em importantes orquestras como as de Woody Herman e Stan Kenton, Chaloff tinha consolidado nome como um dos mais importantes saxofonistas barítono de sua época. Os leitores desejosos de mais informação sobre Serge Chaloff as encontrarão em um post anterior sobre o álbum Blue Serge (1956).

 

The Fable of Mable foi gravado pela pequena gravadora de Boston, Storyville Records, em setembro de 1954. Chaloff liderou um noneto formado pelos trompetistas Herb Pomeroy e Nick Capazutto, o trombonista Gene DiStachio, o formidável sax alto Charlie Mariano, o saxofonista tenor Vardi Haritounian, o pianista Dick Twardzik, o contrabaixista Ray Oliveri e o baterista Jimmy Zitano. O grupo produziu uma música complexa e avançada, com arranjos muito precisos e executados a perfeição. O tema título é uma composição do pianista Dick Twardzik, um mini suíte em três partes, onde um leitmotif é apresentado com nuances e expressões diversas. O saxofonista Charlie Mariano contribui com três composições: Sherry, uma composição que antecipava a third stream, quase um jazz de câmara; Slam e sua atmosfera west-coast; e Eenie Meenie Minor Mode, um tema de arranjo complexo e altamente suingante. Herb Pomeroy escreveu A Salute To Tiny e o último tema do álbum vem da pena de Al Killian, Let’s Jump, tema de muito swing e veículo para os solistas Mariano, Pomeroy e Chaloff.

 

Lançado inicialmente em tiragem pequena, The Fable of Mable tornou-se um ítem disputadíssimo da obra de SErge Chaloff até ter sua música digitalizada e relançada em novo formato.

 

Herb Pomeroy (tp) Nick Capazutto (tp) Gene DiStachio (tb) Charlie Mariano (as) Vardi Haritounian (ts) Serge Chaloff (bs) Dick Twardzik (p) Ray Oliveri (b) Jimmy Zitano (d)
Recorded in Boston, September 1954

 

1- The Fable of Mabel (D. Twardzik)
2- Sherry (C. Mariano)
3- Slam (C. Mariano)
4- A Salute To Tiny (H. Pomeroy)
5- Eenie Meenie Minor Mode (C. Mariano)
6- Let’s Jump (A. Killian)

 

 

7 Respostas para “HotBeatJazz 10′ Series – Serge Chaloff – Plays The Fable of Mable 10’LP 316 (1954)

  1. Anonymous

    11 de junho de 2010 at 11:13 PM

     
  2. APÓSTOLO

    12 de junho de 2010 at 11:12 AM

    Prezado MAURO:O bau segue aberto e exibindo milagres.Mais uma vez, grato !

     
  3. HotBeatJazz

    12 de junho de 2010 at 1:11 PM

    Grato pela sua sempre querida presença, amigo ApóstoloAbraços

     
  4. SUSIE HERVATIN

    12 de junho de 2010 at 2:51 PM

    Mauro,como sempre são muito oportunas e agradáveis todas as suas postagens.Especialmente esta, de uma expressão de humor & cores pra nos aquecer nesse frio…beijos e Obrigada. d-_-bSH

     
  5. HotBeatJazz

    12 de junho de 2010 at 7:03 PM

    uma percepção interessante da música do Chaloff Susie.obrigado pela visita

     
  6. Érico Cordeiro

    13 de junho de 2010 at 10:24 AM

    É isso aí, Mr. Mauro,Irrepreensíveis a postagem e o álbum escolhido. O Chaloff é um dos grandes underrateds do jazz (e o Twardzik idem).Não conhecia essa gravação (tenho o Blue Serge e o Boston Blow Up), mas ela é bem bacanuda! Valeu!

     
  7. HotBeatJazz

    13 de junho de 2010 at 9:01 PM

    Seu Érico,este álbum traz uma música bem fora dos padrões. A turma de Boston era impecável, conceitos avançados e muito refinados.Curta bastante o som!Abração

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: