RSS

HotBeatJazz 10′ Series – Sal Salvador – Kenton Presents Jazz 10’LP H6505 (1954)

13 jun

Na série Kenton Presents Jazz, o conhecido e talentoso maestro Stan Kenton produzia e apresentava músicos de sua orquestra em trabalhos individuais como líderes. Os principais solistas da primeira metade da década de 50 que formavam na orquestra foram agraciados com lp’s nesta série da Capitol. Silvio Smiraglia, ou como era conhecido pelo público, Sal Salvador, teve sua sessão a frente de um quarteto que contava com o talentosíssimo pianista e vibrafonista Eddie Costa, infelizmente falecido precocemente. Costa foi, ao lado de Victor Feldman, um dos casos de pianista igualmente dotado de aptidões no teclado e com as baquetas do vibrafone. Completam o quarteto o contrabaixista Jimmy Gannon e o baterista Jimmy Campbell. O álbum foi gravado em duas sessões acontecidas em 8 e 9 de outubro de 1954 em NYC. A sonoridade da guitarra de Sal e do quarteto como um todo é seca e suave, um verdadeiro Dry Martini musical. Sal, ao lado de Jimmy Raney, foi um dos guitarristas do período que souberam evitar o excesso de notas e a sedução em tocar rápido, optando por uma execução mais lírica e sensível. Ambos se tornaram os guitarristas ideais para combos de estilo cool.

 

O repertório do álbum traz clássicos da música popular americana como: Autumn In New York, Violets For Your Furs e Nothing To Do; temas de pegada bop: Boo Boo Be Doop, Salutations, Now See Here, Man e Wheels. O delicioso blues Down Home abre o álbum.

 

Mais informações sobre a biografia de Sal Salvador pode ser encontrada em um post anterior do Sal Salvador Quartet – Jazz Unlimited (1956).

 

Eddie Costa (p, vb) Sal Salvador (g) Jimmy Gannon (b) Jimmy Campbell (d)
NYC, october 8, 1954* e NYC, october 9, 1954

 

01 – Down Home
02 – Salutations
03 – Violets For Your Furs
04 – Now See Here, Man
05 – Nothing To Do*
06 – Boo Boo Be Doop
07 – Autumn In New York
08 – Wheels*

 

 

7 Respostas para “HotBeatJazz 10′ Series – Sal Salvador – Kenton Presents Jazz 10’LP H6505 (1954)

  1. Anonymous

    13 de junho de 2010 at 3:27 PM

     
  2. Anonymous

    13 de junho de 2010 at 6:35 PM

    MP, Como diria o Ronaldo Albenzio, uma pancada na cara da bola, indefensável para o goleiro.SAL SALVADOR foi um expoente, um cracaço num time de guitarristas de sua época, onde pontificavam outros gigantes como MUNDEL LOWE, BILLY BAUER e tantos outros nomes pouco conhecidos do grande público.Gol de placa!Um abraço,CB

     
  3. HotBeatJazz

    13 de junho de 2010 at 8:57 PM

    CB,o Sal foi um verdadeiro poeta das 6 cordas. Frases sempre inteligentes e livres de verborragia. Billy Bauer e Mundell Lowe foram muito bem lembrados por vc, que época recheada de talentos aquela, hein?Um grande abraço pra vc, meu amigo

     
  4. ts

    14 de junho de 2010 at 2:27 PM

    M:O que eu mais gosto do estilo dos dois (Sal e Eddie) é que a música flui direta, sem firulas desnecessárias e ruídos, mesmo nos andamentos mais rápidos. Ótima música!Grande abraço,Takechi

     
  5. HotBeatJazz

    14 de junho de 2010 at 3:29 PM

    Takechi,é isso aí mesmo. A música é totalmente desprovida do além do fundamental. Discurso direto e repleto de poesia. Onde o menos é sempre mais.Grande abraço pra vc!!

     
  6. APÓSTOLO

    15 de junho de 2010 at 12:50 AM

    Prezado MAURO:Nada a acrescentar – é ouvir e alimentar-se da arte maior.Grato pela boa música, envolvida em texto preciso.

     
  7. HotBeatJazz

    15 de junho de 2010 at 5:59 PM

    Amigo Apóstolo,grato a vc pela constante presença e apoio. muitos abraços

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: