RSS

HotBeatJazz 10′ Series – Gerry Mulligan & Allen Eager – The New Sounds 10’LP PRLP 120 (1951)

17 jun

O segundo 10 polegadas resultante da primeira sessão de Gerry Mulligan como líder saiu pela Prestige sob a co-liderança de Gerry e do saxofonista Allen Eager. Eager foi um direto seguidor dos cânones de Lester Young, linearidade no fraseado e um timbre macio e envolvente. Nascido em NYC em 10 de janeiro de 1927, foi um dos músicos da nova geração do bebop tendo atuado com seu próprio combo pela rua 52 entre 46 e 47, antes disto, atuou em importantes orquestras como as de Bobby Sherwood, Sonny Dunham, Shorty Sherock, Hal McIntyre, Woody Herman, Tommy Dorsey, e Johnny Bothwell. Em 48 tocou com Tadd Dameron e em 1951 trabalhava com Gerry Mulligan. Eager teve uma carreira irregular, tendo abandonado a cena musical por diversas vezes, a partir de 57 pouco se soube de Allen Eager. O próprio Eager cita a morte de CHarlie Parker e seu próprio envolvimento com drogas pesadas como motivo de sua ausência da cena. Nos anos 60 Eager se envolveu com o automibilismo, tendo se tornado piloto de competições, e manteve uma relaçao próxima com os experimentos de Timothy Leary e o uso do LSD. Em 1960 se aprsentou ao lado de Charles Mingus e em 70 com Frank Zappa. Nova retirada para somente ressurgir em 1982 e fazer tournés com Dizzy Gillespie. Eager veio a falecer em 2003.

 

Esta sessão de Gerry Mulligan e Allen Eager de certa forma repetia o modelo das gravações em noneto do ano anterior com Miles Davis para a Capitol, o Birth of the Cool. Aqui Mulligan mostra todo seu talento como compositor e arranjador em temas que seriam várias vezes revisitados durante sua carreira como: Funhouse, Bweebida Bobbida, Ide’s Side e Roundhouse.

 

Com este ítem somado ao do post anterior sobre Mulligan: Gerry Mulligan All Stars – 10’LP PRLP 141 (1951), completamos esta histórica data, a primeira de Gerry Mulligan como líder em um estúdio de gravação.

 

Jerry Lloyd, *Nick Travis (tp) *Ollie Wilson (tb) Allen Eager (ts) Max McElroy, Gerry Mulligan (bars) George Wallington (p) Phil Leshin (b) Walter Bolden (d) Gail Madden (maracas)
NYC, August 27, 1951

 

1- Roundhouse* (G. Mulligan)
2- Ide’s Side* (G. Mulligan)
3- Bweebida Bobbida* (G. Mulligan)
4- Kaper* (G. Mulligan)
5- Funhouse (G. Mulligan)
6- Mullenium (G. Mulligan)
 

8 Respostas para “HotBeatJazz 10′ Series – Gerry Mulligan & Allen Eager – The New Sounds 10’LP PRLP 120 (1951)

  1. Anonymous

    17 de junho de 2010 at 10:56 PM

     
  2. APÓSTOLO

    17 de junho de 2010 at 11:40 PM

    E assim se fez a história !Prezado MAURO, uma série de altíssimo valor musical e histórico.Grato pela música.

     
  3. HotBeatJazz

    18 de junho de 2010 at 2:12 PM

    Apóstolo,grato a vc e a todos os demais que apoiam a iniciativa. Um dia triste p mim hj, acabo de saber do falecimento do meu queridíssimo escritor José Saramago. Não esperar mais pelo novo livro de Saramago é algo que terei que me acostumar. Esta pausa será muito sentida. Obrigado Saramago por toda tua obra e obrigado meu amigo Apóstolo por todo teu apoio e valoração da iniciativa.

     
  4. PREDADOR.-

    18 de junho de 2010 at 2:47 PM

    Tomei conhecimento de seu blog por intermédio do Jazz+Bossa, de mr.Cordeiro, onde costumo dar meus "pitacos" radicais e mau humorados envolvendo o jazz. Qual não foi minha surpresa ao deparar-me com um blog bem feito, "limpo" e bem organizado. Parabéns mr.Mauro! Com estas seleções de álbums de 10 polegadas, todos excelentes, você veio resgatar um dos melhores momentos da música, mostrando ao pessoal mais novo ou o neófito que está iniciando e ao mais velho também o que eu chamo de "o verdadeiro jazz". Mais uma vez devo ressaltar seu ótimo bom gosto ao "trazer de volta" estes preciosos álbums de 10". Mas não fique muito animado não, pois qualquer "deslize" no que diz respeito ao jazz você será por mim "detonado". Isto se permitir minha particicipação em seu blog. Quanto ao Saramago, só nos resta lamentar esta grande perda.

     
  5. HotBeatJazz

    18 de junho de 2010 at 8:16 PM

    Muito benvindo a esta casa Sr Predador. Teus comentários radicais e mau humorados encontrarão aqui sempre eco. rsssO blog se coloca a tua inteira disposição, até mesmo para ser alvejado pelos possantes torpedos de fótons. Ainda dando aquelas cinco? kkkkkkseja mto bem vindo!!!

     
  6. SUSIE HERVATIN

    18 de junho de 2010 at 8:36 PM

    Faço minhas as palavras do APÓSTOLO.Grazie.Bacid-_-b

     
  7. Érico Cordeiro

    18 de junho de 2010 at 11:58 PM

    Grande Mauro,Cuidado redobrado, meu caro! Ou poderá ser surpreendido com rajadas sônicas!!!!Seu belo post – e excelente escolha – contrasta com esse dia realmente muito triste. Além de escritor soberbo, Saramago era um humanista, alguém capaz de nos chamar à razão e de nos pôr para refletir.Já está fazendo falta!

     
  8. HotBeatJazz

    20 de junho de 2010 at 3:04 PM

    Érico,o nosso amigo Predador vai é se deliciar com o Baú dos 10 polegadas, mas por via das dúvidas já mandei instalar uma bateria de escudos defletores. rssssQto ao Saramago, o q dizer meu amigo? Por aquelas lentes espessas de sua, quase, cegueira física, aprendi a ver o mundo de forma muito mais clara. Fiquei viúvo de uma boa parte de minha conciencia.Grande abraço, irmão

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: