RSS

HotBeatJazz 10′ Series – Miles Davis – Capitol Classics in Jazz – 10’LP H549 (1953)

27 jun

Em 1949, Miles Davis assinou um contrato com a Capitol para gravar 12 faixas inéditas a serem lançadas em singles em 78 rpm e em um LP 10″ em 331/3 rpm. Para este projeto, Miles convocou 8 músicos com os quais já vinha trabalhando desde o ano anterior, com a supervisão e co-direção musical do amigo e arranjador Gil Evans. Gil, ao lado de Gerry Mulligan, Johnny Carisi e John Lewis, havia composto e arranjado um repertório original e revolucionário em proposta musical e o noneto já se apresentavam em clubes onde o bebop reinava, como o Royal Roost. A música apresentada pelo noneto era uma antítese ao padrão do bebop, de combos pequenos, normalmente sem arranjos elaborados e com o foco voltado para a improvisação sobre temas construídos sob aquela estética. A música produzida pela pena, principalmente, de Gerry Mulligan e Gil Evans trazia ao jazz um padrão de organização que a colocava em curso paralelo com a música de câmara erudita. Mulligan foi o principal artífice do grupo, tendo contribuído com a composição e o arranjo de: Jeru, Venus de Milo e Rocker; e somente como arranjador em: Deception, Godchild e Darn That Dream.

 

Das 12 faixas gravadas, oito foram lançadas neste LP 10″, que mostram três formações com pequenas alterações de pessoal, porém respeitando a mesma morfologia de grupo, em três datas distintas entre 21 de janeiro de 1949 e 9 de março de 1950. A música produzida pelo noneto de Miles Davis, juntamente com a de Lennie Tristano, foi fundamental no desenvolvimento do chamado cool jazz, que obtevo grande aceitação na costa oeste americana na década de 50. O chamado west-coast jazz bebe no Birth of The Cool toda sua inspiração musical que seria desenvolvida em paralelo com o hardbop por toda a década.

PS: Chegamos a postagem número 200 a poucos dias de completar 1 ano e meio de atividades, agradecemos a todos os amigos e apoiadores de nossa proposta editorial. Muito obrigado pelo suporte e paciência.

Miles Davis (tp) Kai Winding (tb) Junior Collins (frh) Bill Barber (tu) Lee Konitz (as) Gerry Mulligan (bars, arr) Al Haig (p) Joe Schulman (b) Max Roach (d) John Lewis (arr)

NYC, January 21, 1949
*Miles Davis (tp) J.J. Johnson (tb) Sandy Siegelstein (frh) Bill Barber (tu) Lee Konitz (as) Gerry Mulligan (bars, arr) John Lewis (p) Nelson Boyd (b) Kenny Clarke (d) John Carisi, Gil Evans (arr)
NYC, April 22, 1949
**Miles Davis (tp) J.J. Johnson (tb) Gunther Schuller (frh) Bill Barber (tu) Lee Konitz (as) Gerry Mulligan (bars) John Lewis (p) Al McKibbon (b) Max Roach (d)
NYC, March 9, 1950
1- Jeru (Denzil Best, arranjo por John Lewis)
2- Moon Dreams (Chummy MacGregor, Johnny Mercer, arranjo por Gil Evans)**
3- Venus De Milo (Mulligan)*
4- Deception (Miles Davis, arranjo por Mulligan)**
5- Godchild (George Wallington, arranjo por Mulligan)
6- Rocker (Mulligan)**
7- Israel (Johnny Carisi)*
8- Rouge (John Lewis)*
Anúncios
 

7 Respostas para “HotBeatJazz 10′ Series – Miles Davis – Capitol Classics in Jazz – 10’LP H549 (1953)

  1. Anonymous

    27 de junho de 2010 at 6:46 PM

     
  2. Érico Cordeiro

    28 de junho de 2010 at 10:01 AM

    Miles Davis, segundo ele próprio, mudou a cara da música umas cinco ou seis vezes. Exagero? Talvez.Mas o certo é que no nascimento do cool jazz, do jazz modal e do fusion, para o bem ou para o mal, ele estava lá. E ainda nos deu momentos sublimes durante o amadurecimento do bebop e da maturação do hard bop.Birth of cool é um marco, os caras certos, na hora certa.Valeu, Mauro!E parabéns pela postagem de nº 200.Que venham muitas e muitas mais!!!!

     
  3. SUSIE HERVATIN

    28 de junho de 2010 at 2:48 PM

    Sim.. postagem 200 e Trigésimo Quintoda 10'Series, essa sua brilhante ideia! d-_-bGrazie MauroBaci

     
  4. APÓSTOLO

    30 de junho de 2010 at 6:23 PM

    Prezado MAURO:Comemoração em grande estilo, com o melhor de MILES.Parabéns ! ! !

     
  5. HotBeatJazz

    1 de julho de 2010 at 2:41 PM

    Érico, Susie e Apóstolo,muito obrigado pelas constantes presenças, apoio e amizade. A série continuará ainda por algum tempo trazendo os tesouros do baú. Estamos no 35º da série, chegaremos fácil a 50 ítens.Grande abraço e muito obrigado

     
  6. pituco

    4 de julho de 2010 at 1:36 AM

    sr.mauro,essa é a segunda vez que ouço essa radiola…e sou suspeito, porque fã de mr.miles…obrigadãoabraçsons

     
  7. HotBeatJazz

    4 de julho de 2010 at 3:05 PM

    Pituco San,e eu sou fã de quem é fã dele rsssGrande sonoro abraço

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: