RSS

HotBeatJazz 10′ Series – Art Pepper Quintet – 10′ LP DL3023 (1954)

01 jul

O saxofonista Art Pepper nasceu em 1925, na California, e já na metade da década de 40 era um músico de estilo formado e cobiçado por algumas orquestras que atuavam na costa oeste como as de Benny Carter e Stan Kenton. Foi atuando com Kenton que Pepper entrou pela primeira vez em estúdio, aos 18 anos de idade, para gravar Harlem Folk Dance, em 1943. Por esta época seu toque sofria a influência do saxofonista Lee Konitz, até que ao final da década o fraseado de Charlie Parker o havia arrebatado de forma avassaladora. Nos anos 50 e 60, Pepper manteve uma carreira muito irregular em decorrência de sucessivas prisões e internações em clínicas para dependentes em narcóticos. Não obstante, foi considerado como o mais importante sax alto do jazz west coast, dividindo esse posto com o também exímio Bud Shank. Nos anos 60 a influência de John Coltrane apareceu na música de Pepper, tendo inclusive adotado o sax tenor em algumas ocasiões. Foi também um exímio clarinetista, tendo ajudado muito a recolocar este instrumento de volta a um lugar de destaque no bebop juntamente com Buddy De Franco.

 

Em 1954, Pepper gravou um 10 polegadas liderando um quinteto para a pequena gravadora Discovery. Na linha de frente o saxofonista tenor Jack Montrose, o pianista Claude Williamson, e uma das seções rítmicas mais solicitadas da west-coast: o contrabaixista Monty Budwig, e os bateristas Larry Bunker e Paul Ballerina se revezando em metade dos oito temas. Art Pepper mostra não somente seu imenso talento como intérprete mas também sua enorme capacidade de compositor em quatro temas originais: Thyme Time, Cinnamon, Nutmeg e Art’s Oregano. Quatro standards completam o repertório, com destaque para as belíssimas execuções das baladas Deep Purple, What’s New e The Way You Look Tonight. A suingante Straight Life encerra o repertório de alto nível deste LP.

 

Vale destacar a oportunidade de se ouvir o excelente sax tenor de Jack Montrose, um músico repleto de talentos, tanto como instrumentista, compositor e arranjador. O toque de Montrose se alinha com a sonoridade do mestre maior, Lester Young. O piano de Claude Williamson também é digno de especial atenção com importantes contribuições a música do grupo.

 

Uma, muito bem escrita, biografia de Art Pepper pode ser encontrada no blog Jazz + Bossa + Baratos Outros, de autoria de Érico Cordeiro.
Art Pepper (as) Jack Montrose (ts) Claude Williamson (p) Monty Budwig (b) Paul Ballerina (d) Larry Bunker (d)*
Los Angeles, CA, August 25, 1954

 

1- Thyme Time*
2- Cinnamon
3- Nutmeg
4- Art’s Oregano*
5- Deep Purple
6- What’s New
7- Straight Life*
8- The Way You Look Tonight*
Anúncios
 

9 Respostas para “HotBeatJazz 10′ Series – Art Pepper Quintet – 10′ LP DL3023 (1954)

  1. Anonymous

    1 de julho de 2010 at 5:50 PM

     
  2. APÓSTOLO

    1 de julho de 2010 at 7:22 PM

    Prezado MAURO:Mais uma pérola do seu colar musical.Esse baú é, seguramente, mágico ! ! !

     
  3. Salsa

    1 de julho de 2010 at 9:36 PM

    Pepper é campeão. Tenho tudo que esse cara gravou. Suas interpretações são puro sentimento. Valeu!

     
  4. HotBeatJazz

    1 de julho de 2010 at 9:48 PM

    Mestres Salsa e Apóstolo,Pepper está, com certeza, em qualquer lista séria dos 5 mais importantes sax alto do jazz.Apóstolo, o baú ainda pérolas suficientes para fazer um colar com muitas voltas, é só aguardar.Grande abraço aos amigos

     
  5. Érico Cordeiro

    2 de julho de 2010 at 12:58 AM

    Grande Mauro,Como sempre, um músico "top de linha". Esse aí está, sem dúvida, entre os meus favoritos – também tenho bastante coisa dele, e é sempre uma audição prazerosa!E com uma "equipe" que inclui Jack Montrose, Claude Williamson, Monty Budwig e Larry Bunker, Pepper fica ainda mais fabuloso!Obrigado por citar o jazzbarzinho – fico honrado em estar presente aqui no movimentado hottbarzinho, fazendo a tabelinha em prol do jazz nosso de cada dia!!Valeu!

     
  6. HotBeatJazz

    2 de julho de 2010 at 4:25 PM

    Grande Érico,Pepper é top mesmo. E quanto a citar teu trabalho, não faço mais que obrigação, em prol da boa informação aos que a desejam.Grande abraço, meu amigo

     
  7. pituco

    4 de julho de 2010 at 1:34 AM

    singore mauro,segunda tentativa de comentário…rsmr.pepper apimentou e temperou esse disco com saborosos e aromáticos herbs-temas…bacanudo mesmoabraçsonsdobradinha com mr.montrose…piramidal

     
  8. HotBeatJazz

    4 de julho de 2010 at 2:58 PM

    Pituco Sanisto mesmo, Mr. Pepper é um grand chef de cuisine, suas canelas, oréganos e nós moscadas, temperadas com a pimenta Parkeriana, são um prato para gourmet nenhum botar defeito!!Grande e sonoro abraço a vc!

     
  9. moha

    30 de outubro de 2011 at 6:58 PM

    so beautiful post! Thank You very much!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: