RSS

HotBeatJazz 10′ Series – Shelly Manne & His Men – New Works By Vol 2 10’LP C2511 (1953)

13 jul

O baterista Shelly Manne nasceu em NYC, em 11 de junho de 1920. Tem seu estilo fortemente calcado no bebop, do qual foi um dos músicos de primeira hora, porém com um sentido de sutileza e organização raramente vista. Seu conhecimento se originou em ouvir muitas orquestras do periodo do swing, no bebop foi um dos artífices do novo vocabulário, e sua vida muda radicalmente a partir do início dos anos 50 quando muda-se para a California. Tocou com a bandas obrigatórias para qualquer músico situado na costa-oeste, Woody Herman e Stan Kenton. Manne foi um dos músicos que levaram a forma bop para a costa oeste americana. Ele e Stan Levey foram os bateristas responsáveis por propagar pela California a nova forma de se fazer jazz nos finais dos anos 40. Foi um dos mais requisitados músicos da região para atuar em jams, estúdios, tv e cinema. Nos anos 50, Manne iniciou o trabalho com seus Shelly Manne And His Men, grupo com o qual se apresentou pela costa oeste e depois todo o mundo. Foi proprietário de um famoso clube de jazz em Los Angeles, o Shelly’s Hole.

 

Este registro fonográfico de 1953, traz o grupo em um proposta musical avançada e corajosa. Executar a música especialmente composta por 6 dos maiores nomes do west-coast jazz: Bill Holman, Jimmy Giufree, Bob Cooper, Jack Montrose, Marty Paich e Shorty Rogers. A proposta musical é inovadora até os dias de hoje. Compor para um grupo de jazz seguindo a rigorosa escrita e vocabulário da música de concerto. O resultado musical aproxima a obra das peças consideradas fundamentais no desenvolvimento de uma corrente no jazz chamada third stream, que teve seu mais conhecido ícone no Modern Jazz Quartet. Ou seja, o que Shelly Manne e seus homens nos propõe é uma viagem ao reino da música abstrata. Muitos afirmaram não se tratar de jazz a música aqui produzida, mas com tantos talentos envolvidos, fica dificil levar a sério esta visão.
Don Fagerquist (tp) Shorty Rogers (flh) Bob Enevoldsen (vtb) Paul Sarmento (tu) Marty Paich (p) Joe Mondragon (b) Shelly Manne (d)
Los Angeles, CA, December 18, 1953

 

Ollie Mitchell (tp) Shorty Rogers (flh) Bob Enevoldsen (vtb) Paul Sarmento (tu) Russ Freeman (p) Joe Mondragon (b) Shelly Manne (d)
*Los Angeles, CA, May 17, 1954

 

1- Divertimento for Brass & Rhythm (B. Cooper)*
2- Alteration (J. Giuffre)
3- Lullaby (B. Holman)*
4- Etude de Concert (J. Montrose)*
5- Dimension in Thirds (M. Paich)
6- Shapes, Motions And Colors (S. Rogers)

http://ouo.io/hJwkwy

 

7 Respostas para “HotBeatJazz 10′ Series – Shelly Manne & His Men – New Works By Vol 2 10’LP C2511 (1953)

  1. Anonymous

    13 de julho de 2010 at 8:43 PM

     
  2. APÓSTOLO

    13 de julho de 2010 at 11:48 PM

    Prezado MAURO:Por incrivel que pareça o "Shelly Manne Hole" inaugurado em 1960, um dos mais afamados centros do "West Coast Jazz", teve que ser fechado em 1972 por problemas legais com o "Wally Heider's Studio" (prédio vizinho). Shelly reabriu a casa em novo endereço, no ano seguinte, mas a duração foi curta.É importante cultuar esse baterista de exceção; sua resenha ganha importância, ainda mais quando acompanhada de gravação com alta qualidade de arranjo e de JAZZ.

     
  3. HotBeatJazz

    14 de julho de 2010 at 4:07 PM

    Caro Apóstolo,Shelly foi um dos mais espetaculares percussionistas do jazz. Um estilista. Toque refinado e afinado.Grande abraço

     
  4. SUSIE HERVATIN

    14 de julho de 2010 at 5:40 PM

    Muito Obrigada Mauro :)Apreciando e aprendendo sempre com suas surpreendentes postagens.Curtindo muito, sempre adorei a cozinha rsBacid-_-b

     
  5. Anonymous

    14 de julho de 2010 at 9:17 PM

    Interesting, imaginative music. Thanks for sharing this Shelly Manne album.

     
  6. Isadora Nogueira

    29 de setembro de 2010 at 9:15 PM

    adorei seu site…meu querido.

    beijos
    ISA SUB.

     
  7. Baron

    20 de junho de 2011 at 5:06 PM

    Thanks for the Manne … Baron

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: