RSS

HotBeatJazz 10′ Series – Lee Konitz – Stan Getz – The New Sounds 10’LP PRLP 108 (1949-50)

18 jul

Uma prática corriqueira no início dos anos 50 com a adoção do formato 10 polegadas foi a edição de compilações de gravações realizadas ainda no período dos 78 rotações. Lee Konitz and Stan Getz, da gravadora Prestige, foi uma dessas compilações. Trazendo no lado A quatro temas interpretados pelo quinteto do saxofonista alto Lee Konitz e no lado B quatro outras com o quarteto do saxofonista tenor Stan Getz.

 

Lee Konitz foi um dos mais importantes saxofonistas do final dos anos 40 e início dos 50. Egresso do núcleo de músicos que transitavam em torno do pianista Lennie Tristano, Konitz foi um dos mais atuantes colaboradores do cool-jazz, tendo sido integrante fixo do quinteto de Tristano, membro do noneto de Miles Davis e também como líder de seu próprio combo. Nestas faixas gravadas em abril de 1950, Konitz se apresentava ao lado do pianista Sal Mosca; do guitarrista Billy Bauer, do contrabaixista Arnold Fishkin, ambos também integrantes do quinteto de Tristano, e do baterista Jeff Morton. A música produzida é um dos mais perfeitos exemplos da forma cool de se fazer jazz, um contraponto ao dominante bebop. Konitz realiza uma música quase etérea, sem formas melódicas muito delineadas, onde apenas em algumas partes o ouvinte se depara claramente com a melodia do tema. Enquanto o bebop rompeu com a forma tradicional de acentuação do beat, o cool voltava a trazer uma marcação mais homogênea, porém, com a bateria limitada a produzir uma espécie de textura rítmica. O timbre de Konitz soa frágil, delicado, e a guitarra de Billy Bauer conduz a harmonia com uma perfeita escolha de acordes, sempre muito alterados e dissonantes. O repertório seleionado trazia três originais de Konitz e o standard You Go To My Head, onde somente no primeiro chorus o ouvinte reconhece a melodia do tema. Essas quatro faixas são exemplos maiúsculos de como os instrumentistas egressos da escola de Tristano faziam uma música que beirava o experimentalismo.

 

No lado B, o quarteto de Stan Getz em duas sessões realizadas em junho de 1949 e abril de 1950. Ao lado do mais cool dos saxofonistas tenores da época, o inseparável pianista Al Haig, o contrabaixista Gene Ramey e o baterista Stan Levey, nas faixas de 49; e o pianista Tony Aless, o contrabaixista Percy Heath e o baterista Don Lamond, nas faixas de 50. A música produzida, apesar de nítidamente cool, ainda mantinha uma ligação mais robusta com o swing e o bebop. Sendo Levey um baterista típico do bebop, sua condução fornece uma pulsação mais definida, porém, respeitando os canones do cool-jazz, o mesmo se pode dizer do desempenho de Lamond.

 

New Sounds traz dois dos mais importantes músicos do cool-jazz em gravações definitivas para quem deseja entender o gênero.
Lee Konitz (as) Sal Mosca (p) Billy Bauer (g) Arnold Fishkin (b) Jeff Morton (d)
NYC, April 7, 1950

 

*Stan Getz (ts) Al Haig (p) Gene Ramey (b) Stan Levey (d)
NYC, June 21, 1949

 

**Stan Getz (ts) Tony Aless (p) Percy Heath (b) Don Lamond (d)
NYC, April 14, 1950

 

1- Lee Konitz Quintet – Rebecca
2- Lee Konitz Quintet – You Go To My Head
3- Lee Konitz Quintet – Ice Cream Konitz
4- Lee Konitz Quintet – Palo Alto
5- Stan Getz Quartet – You Stepped Out of a Dream**
6- Stan Getz Quartet – Wrap Your Troubles in Dreams**
7- Stan Getz Quartet – Indian Summer*
8- Stan Getz Quartet – Crazy Chords*
Anúncios
 

7 Respostas para “HotBeatJazz 10′ Series – Lee Konitz – Stan Getz – The New Sounds 10’LP PRLP 108 (1949-50)

  1. Anonymous

    18 de julho de 2010 at 7:37 PM

     
  2. SUSIE HERVATIN

    18 de julho de 2010 at 10:55 PM

    Mauroa cada post fica mais rica a 10'Séries HotBeatJazzBRAVO!GrazieBacione :)d-_-b

     
  3. APÓSTOLO

    19 de julho de 2010 at 2:42 PM

    Prezado MAURO:Isso é JAZZ ! ! !Discaço para todas as idades.Parabéns.

     
  4. Érico Cordeiro

    19 de julho de 2010 at 4:29 PM

    Mr. Mauro com a corda toda.Como de hábito, duas figuras seminais do jazz e donos de obras muito pessoais.Como sugestão, meu museólogo, peço que você informe, na medida do possível, se as gravações foram lançadas em cd, indicando o nome do disco, etc., como uma notinha complementar.Valeu!

     
  5. HotBeatJazz

    20 de julho de 2010 at 12:48 AM

    Amigos, Susie, Apóstolo e Mr. Érico,À primeira, muito obrigado pelo reconhecimento, trabalhar com a memória da arte é sempre gratificante.Apóstolo, esta série, que a princípio imaginei ser de apenas uns 20 ítens, vai ganhando corpo de forma independente de minha vontade, agora imagino que chegarei pelo menos a uns 50 lp's. E este post em especial eu imaginava que te faria sorrir de orelha a orelha.Érico sugestão acolhida e aprovada. Normalmente estas faixas são lançadas em coleções do tipo: The complete recordings, ou The Anthology Series, enfim cada gravadora relança esses fonogramas em compilações que no geral dão conta da obra do musico em um período ou d eforma completa. Mas buscarei atender a esta legítima fome de informação tua.Um grande abraço e muito obrigado pelo apoio constante dos três sócios proprietários ho HBJ

     
  6. pituco

    21 de julho de 2010 at 2:12 AM

    sr.mauro,nas navegações de hoje, pelos blogs dos amigos, só sonzaço…quiqueisso?valeô o discaço…ouvindo à exaustão, pra espantar o calor…mamma miaabraçsons

     
  7. HotBeatJazz

    22 de julho de 2010 at 11:06 PM

    Pituco San,valeô a visita, sempre com este humor da melhor espécie.Muitos abraçsons pra vc meu amigo

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: