RSS

HotBeatJazz 10′ Series – Bill Holman – Kenton Presents Jazz 10’LP H6500 (1954)

23 jul

O saxofonista, compositor e arranjador Bill Holman é um dos mais conceituados e celebrados expoentes do west-coast jazz. Nascido em 21 de maio de 1927, Holman foi contratado como saxofonista por Stan Kenton em 1951, e rápidamente seus talentos de compositor e arranjador foram percebidos pelo maestro. Sua habilidade e capacidade de produzir arranjos recheados de dissonâncias e contrapontos o conduziram ao cargo de principal arranjador da orquestra durante a década de 50. Seu trabalho neste campo atinge o ápice no álbum Contemporary Concepts. Continuou a escrever para a orquestra durante os anos 60 e 70, embora também cuidasse de seu próprio combo. Holman também contribuiu para os books das orquestras de Woody Herman, Doc Severinsen, Buddy Rich, Terry Gibbs, Count Basie, e a Gerry Mulligan’s Concert Jazz Band.

 

Seu primeiro álbum como líder foi produzido dentro da série Kenton Presents Jazz, da gravadora Capitol em 1954. Dois octetos interpretaram as composições e arranjos de Hollman, que também atuou como saxofonista tenor, em três sessões de gravação, acontecidas entre 4 de maio e 2 de agôsto daquele ano. Um música leve, alegre, com arranjos muito bem concebidos, dava a exatada dimensão da sonoridade do jazz produzido na Califórnia dos anos 50. Se o som da west-coast perdia em groove e pulso para o jazz feito na costa leste, sem nenhuma dúvida enriquecia-se com os arranjos sofisticados e complexos idealizados por seus muitos arranjadores, como: Bill, Shorty Rogers, Jack Montrose, André Previn, e um grande número de outros excelentes arranjadores fixados na Califórnia, muito em virtude do imenso campo de trabalho que os estúdios de cinema e televisão proporcionavam.

 

Bill Holman, montou sua própria orquestra em 1975 e escreveu para os mais diversos gêneros musicais durante toda sua longeva carreira. Está hoje com 83 anos de idade e ainda atuante.

 

Bill Holman (ts), Bob Gordon (bs), Herb Geller (as); Don Fagerquist (tp); Stu Williamson, Bob Enevoldsen (tb); Curtis Counce (b); Stan Levey (d).
Recorded May 4, 1954, Hollywood, CA
Recorded May 12, 1954, Hollywood, CA*

 

Bill Holman (ts), Bob Gordon (bs), Herb Geller (as), Stu Williamson, Nick Travis (tp); Stu Williamson, Bob Enevoldsen (tb); Max Bennett (b); Stan Levey (d).
Recorded August 2, 1954, Hollywood, CA**

 

1- On The Town*
2- Locomotion**
3- Jughaid**
4- Back To Minors*
5- Sparkle
6- Tanglefoot
7- Song Without Words
8- Awfully Busy

http://ouo.io/8kaAit

Anúncios
 

8 Respostas para “HotBeatJazz 10′ Series – Bill Holman – Kenton Presents Jazz 10’LP H6500 (1954)

  1. Anonymous

    23 de julho de 2010 at 9:14 PM

     
  2. SUSIE HERVATIN

    23 de julho de 2010 at 10:09 PM

    Arranjos que surpreendem pelas cores contidas,de forma linear. Num ritmo calmo, muito bem elaborado e divertido formado por um octeto de estrelas.Obrigada por oferecer sempre o Melhor.d-_-bBaci

     
  3. CARLOS BRAGA

    23 de julho de 2010 at 10:37 PM

    Oi MP!Se fosse lá no CBLatinJazz eu ia arrematar com aquele manjado OURO EM PÓ…AbraçãoCB

     
  4. HotBeatJazz

    23 de julho de 2010 at 10:50 PM

    Susie e CB,Os arranjos de Mr. Holman são jóias preciosas, verdadeiro ouro em pó, como coloca vc CB.Muito ve-los por aqui,Abraços a todos vcs! 🙂

     
  5. Érico Cordeiro

    26 de julho de 2010 at 9:35 AM

    Mauro,Ótima lembrança, de um músico que não é dos mais conhecidos.Tenho o excelente West Coast Jazz in Hi-Fi, no qual o Holman divide a liderança com o tenorista Richie Kamuka e, além do sax barítono, é o responsável pelos arranjos. Maravilhoso! Em breve mais Holman nos barzinhos virtuais – no álbum Octet, do Maynard Ferguson, ele – embora não toque – é o autor de sete das oito faixas.Valeu, Meu Museólogo!

     
  6. HotBeatJazz

    26 de julho de 2010 at 10:16 PM

    Érico,west coast jazz hi-fi é um primor, e este octeto idem. Mr. Holman faz tudo bem, bate o corner e corre pra área pra dar a cabeçada na bola.Uma fera!!Abração amigo

     
  7. APÓSTOLO

    27 de julho de 2010 at 12:40 AM

    Estimado MAURO:Bill Holman é um mestre das cifras.Faz parte do "livro".Sua escolha da bolacha permite que todos nós desfrutemos de uma concepção musical superior.Grato ! ! !

     
  8. HotBeatJazz

    27 de julho de 2010 at 6:34 PM

    Apóstolo,grato a vc por tuas sempre precisas colocações. Você é "O Livro", meu amigo.Muitos abraços e saúde

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: