RSS

HotBeatJazz 10′ Series – Chet Baker – Ensemble PJLP-9 (1953)

06 ago

O ano de 1953 seria muito importante na carreira do trompetista Chet Baker. Após ter sido catapultado ao sucesso imediato como integrante do quarteto de Gerry Mulligan no ano anterior, Chet partiria para uma carreira independente, organizando um quarteto com o pianista Russ Freeman. Com a criação do Ten-Tette, por Gerry Mulligan, em janeiro de 53, Baker realizaria a última gravação com o quarteto do baritonista em maio daquele ano, partindo para vôos mais ambiciosos que culminariam com a gravação de seu álbum a frente de um hepteto com arranjos de Jack Montrose em dezembro do mesmo ano.

 

Em Chet Baker Ensemble, o trompetista aparece acompanhado por alguns dos mais importantes e talentosos músicos do west-coast jazz. Baker estava tocando de forma mais expansiva do que habitualmente acontecia no quarteto de Mulligan, soando com intenso brilho, em contraposição ao toque contido e lírico que se tornaria sua marca pessoal. O pianista Russ Freeman, o contrabaixista Joe Mondragon e o baterista Shelly Manne formavam a seção rítmica mais poderosa da Califórnia, com incontáveis participações em estúdios e em apresentações ao vivo. O naipe de saxes trazia o compositor e arranjador de todos os temas do álbum, Jack Montrose ao tenor, Herb Geller ao tenor nos ensembles e ao alto nos solos e o inseparável amigo de Montrose, Bob Gordon no sax barítono. Montrose assume um papel de relevante importância no resultado final do trabalho, com arranjos de qualidade superior, conferindo a música produzida a beleza e o espírito típicos do jazz praticado na costa oeste naqueles tempos. Compondo e arranjando, de forma igualmente hábil, temas rápidos e suingantes e baladas de caráter lírico e introspectivo, o jovem músico de apenas 25 anos na data das gravações, dava início a sua brilhante carreira como um dos mais importantes arranjadores da west-coast, onde a concorrência era severa entre os melhores: Bill Russo, Shorty Rogers, Gerry Mulligan, Russ Freeman, Johnny Mandell, Bob Cooper, Lennie Niehaus, Bill Holman, André Previn, entre outros.

 

Chet Baker Ensemble é um dos mais brilhantes momentos da carreira deste ícone, que se tornaria um dos principais nomes do trompete no jazz

 

 

Chet Baker (tp) Herb Geller (as, ts) Jack Montrose (ts) Bob Gordon (bars) Russ Freeman (p) Joe Mondragon (b) Shelly Manne (d)
Capitol Studios, Melrose Avenue, Los Angeles, CA, December 14, 1953
Capitol Studios, Melrose Avenue, Los Angeles, CA, December 22, 1953*

 

1- Bockhanal
2- Ergo
3- Moonlight Becomes You*
4- Headline
5- A Dandy Line
6- Little Old Lady*
7- Goodbye*
8- Pro Defunctus*

http://ouo.io/GQ5lcJ

Anúncios
 

11 Respostas para “HotBeatJazz 10′ Series – Chet Baker – Ensemble PJLP-9 (1953)

  1. Anonymous

    6 de agosto de 2010 at 8:35 PM

     
  2. APÓSTOLO

    7 de agosto de 2010 at 12:17 AM

    Grande MAURO:Mais uma pérola desse "baú" mágico, cheio de encantamento.Grato pela boa música.

     
  3. Érico Cordeiro

    7 de agosto de 2010 at 9:55 AM

    Grande Mauro,Reza a lenda que, após alguns shows sob a liderança de Charlie Parker, este falou o seguinte sobre Baker para alguns trompetistas de Nova Iorque, incluindo Miles: "Cuidado! Tem um "white cat" na Califórnia que vai colocar vocês no bolso".Se é verdade ou não, não tem como saber. Mas que durante, pelo menos, uns dez anos entre o início da década de 50 e o início da década de 60, Chet esteve, fácil fácil, entre os três principais trompetistas do jazz, isso é inegável.Em breve, pinta no jazzbarzinho um Russ Freeman, com o "maluco dos malucos" na banda!Abração!

     
  4. figbatera

    7 de agosto de 2010 at 6:39 PM

    Eu tb sou muito fã do Chet!

     
  5. figbatera

    7 de agosto de 2010 at 8:06 PM

    Já baixei e estou ouvindo…Obrigado!

     
  6. CARLOS BRAGA

    7 de agosto de 2010 at 8:08 PM

    Mauro,Bacana esse "gadget" do Rádio…fiquei com inveja (kkkk).A trilha do hardbop já começa com um dos meus temas preferidos: "Nica´s Dream"———Essa postagem do Chet serve como complemento para a do Bob Gordon (e da sua alma gêmea, Montrose) não é? Abraço e bom fim de semanaCB

     
  7. HotBeatJazz

    7 de agosto de 2010 at 8:56 PM

    Apóstolo, Érico, Fig e CBBaker estava na ponta dos cascos nesta época, e com os arranjos fantásticos do Montrose acoisa se torna pra lá de superlativa.CB, inveja nada, abre uma conta lá no filefactory, faz teus super mp3,e manda brasa!! rsss vou adorar ouvir tua seleção. NIca's Dream tb é um tema que sempre foi um dos meus preferidos. E vc pegou muito bem o espírito da coisa, é um complemento sim, do álbum do Gordon. E não pára por aí não, jajá estará baixando por aqui o Clifford Brown Ensemble, com arranjos do Montrose e a participação super special do Zoot Sims. Esse é de cair o queixo meu amigo!Obrigadaço a todos pelas visitas, abraços e muita saúde!!!;)

     
  8. Salsa

    8 de agosto de 2010 at 4:44 AM

    Assisti um documentário em que Freeman afirma ter "votado contra" a intenção de Baker começar a cantar. Acho que ele tem razão. Contudo, as cantorias de Baker me animaram a trafegar nessa seara…Em tempo: devo-te diversas visitas. Seu blog é um excelente referencial. Estarei mais presente.Abraços,

     
  9. pituco

    8 de agosto de 2010 at 8:29 AM

    mauro,tarefa árdua pra um ouvinte afoito feito eu, que precisa trabalhar também…rsalém do post bacanudo com radiola e tudo o mais…tem essa rádio aqui ao lado…quequiéisso?…muito som pra pouco ouvido…rsobrigadãoabraçsonoros

     
  10. HotBeatJazz

    8 de agosto de 2010 at 2:34 PM

    Amigos Salsa e Pituco San,Salsa, Chet tinha um timbre esquisito, mas era afinadíssimo e construía frases geniais. Em uma época povoada por vozeirões o canto de Chet soava como uma deliciosa anarquia. E aqui meu amigo, vc não deve nada, a casa é tua, vc tem a chave, tem café na garrafa e bolo em cima da geladeira, fique a vontade.rssssPituco, coisa que vc realmente não tem é pouco ouvido, e sim, falta de tempo. O playlist da rádio vai aumentar ainda mais, sem pressa!!Abraçsons aos dois!

     
  11. Salsa

    9 de agosto de 2010 at 6:00 PM

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: