RSS

HotBeatJazz 10′ Series – Frank Foster Quintet – Here Comes BLP 5043 (1954)

10 out

Frank Benjamin Foster nasceu em Cincinnati, Ohio, em 23 de setembro de 1928. Após ter se dedicado ao estudo do saxofone e clarinete no High School e na Wilberforce University, mudou-se para Detroit em 1949, onde tocou com Wardell Gray, importante tenorista da banda Count Basie. Convocado para servir ao exército em 1951, permaneceu longe do meio musical até maio de 1953, quando foi desligado da força. Logo após foi contratado por Count Basie, seguindo recomendações com a chancela de nomes importantes como Ernie Wilkins e Billy Eckstine. Frank iniciou seu trabalho com a orquestra em julho de 1953, sua importância para o grupo foi de tal ordem que assumiu a direção musical da banda ainda nos anos cinquenta e sua direção após a morte de Basie nos anos oitenta. O jovem Frank assumiu, com dignidade e competência, a tradição da estante de sax tenor de uma orquestra que já havia contado com Lester Young, Herschell Evans e Don Byas.

 

O som de Frank Foster traz em seu corpo a energia e vigor da escola de Coleman Hawkins e o lirismo e modernidade da de Lester Young. Frank foi um dos mais completos saxofonistas do jazz, não obtendo entre o público em geral o valôr e reconhecimento. Ele foi uma referência no som de importantes tenoristas do jazz moderno, tais como Benny Golson e John Coltrane. Possui também um enorme talento para a confecção de modernos arranjos e originais composições.

 

Frank Foster gravou sua primeira sessão como líder para a Blue Note em maio de 1954, a frente de um quinteto integrado pelo excelente trombonista Bennie Powell, o pianista Gildo Mahones, e soberba seção rítmica com o contrabaixista Percy Heath e o baterista Kenny Clarke. Cinco entre as seis composições do álbum atestam a capacidade especial de Foster como compositor. Little Red é um tema de altíssimo suingue, com solos de Foster, Powell, Mahones e Clarke. How I Spent The Night é uma balada de melodia impecável, uma amostra inconteste da superior capacidade do líder como compositor. Blues For Benny tem no drive imposto por Kenny Clarke uma atração à parte. O standard Out Of Nowhere mostra o baladista de frases inteligentes e originais que é Frank Foster. Gracias é uma rumba de melodia muito atraente, com um trabalho consistente de todo o quinteto. The Heat’s On é um blues em dó com andamento médio, uma composição típica para um músico com tão longa associação com a orquestra de Basie.

 

Frank Foster sofreu um derrame cerebral que comprometeu os movimentos de seu lado esquerdo, encerrando a carreira musical de um dos mais especiais tenoristas do jazz.

 

Benny Powell (tb) Frank Foster (ts) Gildo Mahones (p) Percy Heath (b) Kenny Clarke (d)
Rudy Van Gelder Studio, Hackensack, NJ, May 5, 1954

 

1- Little Red
2- How I Spent The Night
3- Blues for Benny
4- Out Of Nowhere
5- Gracias
6- The Heat’s On
Anúncios
 

10 Respostas para “HotBeatJazz 10′ Series – Frank Foster Quintet – Here Comes BLP 5043 (1954)

  1. Anonymous

    10 de outubro de 2010 at 8:21 PM

     
  2. SUSIE HERVATIN

    10 de outubro de 2010 at 10:38 PM

    Admirável ! Mesmo sem poder tocar,é bom saber que Foster continua arranjando e compondo em sua casa em Chesapeake, Virginia.Arte é atitude, como doar seu Sax banhado a ouro para ser leiloado pelo Jazz Foundation of America, onde os rendimentos deram suporte a fundação não lucrativa especialmente os músicos que trabalham Shows e programas educacionais para as vítimas do furacão Katrina em Nova Orleans e da costa do golfo.Grazie professore Mauroper avermi ricercaciò chevale davvero la pena.baci

     
  3. figbatera

    29 de outubro de 2010 at 9:20 PM

    Já vou enriquecer meus arquivos musicais… eheheheheh!

     
  4. figbatera

    2 de novembro de 2010 at 6:25 PM

    Muito bom; já baixei e estou curtindo demais…

     
  5. APÓSTOLO

    20 de novembro de 2010 at 11:29 AM

    Grande MAURO:Coisa de gênio musical e humano.Grato ! ! !

     
  6. pituco

    23 de dezembro de 2010 at 6:17 AM

    mauro,boas festas pra timuito jazz, saúde e paz em 2011abraçsons

     
  7. Salsa

    5 de janeiro de 2011 at 10:19 PM

    Bacana, mr. Hot. É som pra mais de metro.

     
  8. Bhowani

    22 de novembro de 2011 at 6:57 AM

    Wonderful site ! thank you for giving life again to these incunables ! and thanks to Peter for having drawn my eyes on your blog

     
  9. Django

    20 de janeiro de 2012 at 8:37 PM

    Parabens pelo blog, belo conteúdo. Obrigado por disseminar som de qualidade !Django.

     
  10. AD

    8 de junho de 2012 at 12:59 PM

    Thanks for requesting access to my website. It will public again as soon as possible after completing the layout change, hopefully tomorrow at the latest.

    P.S.:
    I couldn’t find an e-mail function on your website, so I place my response here. I will certainly come back later to take a closer look at your entries as it seems to be very interesting around here.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: